domingo, 1 de maio de 2011

A TRAJETÓRIA DE DEUS

 A FÉ FALANDO DA TRAJETÓRIA DE DEUS:


Eu sou a fé, e hoje eu vou falar de um deus que criei a muito tempo atrás, o deus dos cristãos, o deus Jeová, o deus da bíblia, o deus da ILUSÃO!

 Pois bem, esse deus(Javé), eu o criei no deserto, através dos nômades, muito antes da bíblia ser escrita. Faz tanto tempo que criei esse deus que já nem me lembro mais se o criei em Teiman ou em Paran(Lugares desérticos do sul de Canaã). O que eu sei é que ele(esse deus) era muito conhecido como Javé dos Shasus(nômades), sei que ele foi levado pelos nômades do deserto e incorporado às tribos israelitas de canaã, e lá estabeleceu moradia.

A mitologia israelita era muito rica em em termos de deuses(criados por mim, é claro), esses eram muitos, mas alguns tinham maiores prestígios, como exemplo, citarei os seguintes:
 a) "El" (O pai de todos os deuses), era velho, barbudo e bondoso. Era o deus supremo dos israelitas, um deus cananeu que havia selado uma aliança com os patriarcas Abraão, Issac e Jacó.


b) "Asherah" (Esposa de El), deusa da vegetação e da fertilidade(essa deusa, acabou tendo, mas tarde, um romance com Javé, o deus dos cristãos).

c)"Anat" (Filha de El e Asherah), conhecida como a feroz deusa do amor.

d) "Baal" (Filho adotivo de El e Asherah), o deus da guerra e da tempestade. Esse deus morreu, ressuscitou e derrotou divindades malígnas, como Yamm(MAR) e Mot(MORTE).

Bom, os deuses cananeus já estavam para serem destruídos, pois eu(A FÉ) já planejava baixar um pacotaço de atualizações no deus javé, para isso  eu fiz javé, através do tempo ir absorvendo os deuses El e Baal, fazendo com ele se transformasse numa espécie de Madimbu do bem e do mal, e fosse morar no monte SINAI.

Daí endiante Jeová passou a reinar sozinho o povo de Israel, tomou para si a ex-esposa de El(Asherah) e tornou-se um ser todo poderoso.

Mas muitos israelitas ainda adoravam El e Baal na figura de jeová, pois Deus agora era três em um(Jeová, El e Baal), sem contar que o culto a Asherah ainda existia. Foi então que Jeová, muito enfurecido, resouveu dá um basta nessa situação, e na pessoa de Josias(rei de Judá), o poderoso Javé, mandou destruir todos os templos e altares que ainda dirigiam cultos a El, Baal, Asherah  e a outras divindades, absorveu Asherah e diversas outras divindade menores, ficou ainda mais forte, mudou-se para o céu e tornou-se um deus não só dos israelitas, mas de uma humanidade inteira.

Tudo isso só aconteceu graças a mim(FÉ), que sempre estou por traz de todas às pendengas religiosas, causando conflitos, causando discórdia, causando ILUSÃO, a minha ilusão, a ilusão da FÉ.

Fonte: Adaptado da Revista superinteresante. EDIÇÃO 284, NOVEMBRO DE 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACREDITO EM TUDO QUE ME DIZEM. E SÓ ACREDITO NA METADE DO QUE VEJO.